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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A Arte de Desenvolver Competências

por Luciana Soares

O desenvolvimento das competências em Treinamento e Desenvolvimento na área de Recursos Humanos é certamente um dos temas mais atuais nos nichos empresariais, porque tem provocado uma série de questionamentos envolvendo os atores envolvidos, custos, benefícios e a qualidade acadêmica desses treinamentos. O tema é de grande relevância, pois se prende ao fato de que é preciso examinar de modo holístico os treinamentos oferecidos, ferramentas e suas estruturas, sendo fundamental a necessidade de se avaliar com total neutralidade o que as Consultorias querem empreender, pois quase sempre levantam mostrando indicadores e estatísticas muito subjetivas. 

A busca pela qualidade sempre esteve presente nas incursões empresariais que relacionavam as ações do instrutor e o aprendizado dos colaboradores. Mudanças econômicas, tecnológicas, políticas sociais e culturais são características do mundo atual que, cada vez mais globalizado, está impondo às empresas o desenvolvimento das competências como capital intelectual e vantagem competitiva, que são desafios na forma de se organizar administrativamente, de medir e avaliar os resultados de seus esforços. Fatores como conhecimento, qualidade e competitividade são decisivos para os países, a sociedade, as organizações e para os próprios educadores e educandos. 

Neste importante momento de transição, o processo de educação contínua é uma realidade constatada e reafirmada pelo mundo do trabalho. Educação esta que, diferentemente da visão antiga de aquisição e reprodução de conhecimentos acumulados, atualmente aponta para o manuseio de informações, para a elaboração do conhecimento em seus mais diversos aspectos e para a conexão com a realidade em contínua transformação, priorizando a troca interpessoal, o debate, a abertura de visão e interação, a criatividade, o trabalho em equipe, a intuição e a visão sistêmica. 

Um mundo em transformação requer pessoas em transformação e essa transformação passa, necessariamente, pelo exercício de novas competências, que precisam ser aprendidas na prática. 

O espaço organizacional se transforma de espaço operacional de conhecimentos prontos e acabados em espaço de aprendizagem contínua, em espaço de crescimento e aperfeiçoamento de novas práticas, atitudes e comportamentos. Para tanto, é necessário articular dinamicamente, saberes e práticas diversas, numa perspectiva criadora de análise e síntese, de ação, reflexão, elaboração, mudança de comportamento, novas ações e, assim por diante. 

Esta é uma proposta desafiadora para a Educação de Adultos. 
Surge daí, novas demandas com novas perspectivas de atuação do homem, chamado a se integrar deliberadamente numa troca efetiva com seus pares, para que juntos possam criar novas respostas para novos desafios. 

No mundo de hoje, as preocupações das organizações se voltam para a globalização: de pessoas, clientes, produtos/serviços, conhecimento, resultado e tecnologia. As mudanças e a transformação na área de Recursos Humanos, mais especificamente na vertente Treinamento e Desenvolvimento por competência, são internas e predomina a importância do capital intelectual. Despertando nos colaboradores e clientes um desempenho de alta performance, desejando sempre a satisfação mútua. 

A imperiosa reflexão do processo ensino-aprendizagem em Treinamento e Desenvolvimento por competência se faz cada vez mais necessária, devido a evidência clara do conhecimento agregado, que é adquirido dos treinamentos que desenvolvem continuamente o profissional, na busca de atender as mudanças requeridas das pessoas e das organizações eficazes, flexíveis e inovadoras. 

E concluo com as palavras do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996): “É por isso que transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar.” 

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