Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A importância do currículo no processo de seleção

por Cristiane Nascimento


        Um dos primeiros passos do profissional quando deseja se candidatar a uma oportunidade de trabalho é o encaminhamento do currículo atualizado com informações sobre o tipo de vínculo contratual e pretensão salarial. Para tanto algumas dicas devem ser levadas em consideração no momento da confecção deste, pois um currículo bem feito torna o processo mais assertivo e rápido.

Pensando nisso, descrevemos algumas orientações a serem seguidas. A primeira informação a ser destacada no início do currículo são os dados pessoais: nome completo, data de nascimento, endereço atual e contatos (e-mail, msn, telefone, skype etc.); em seguida as qualificações profissionais com um breve descritivo das potencialidades, realizações e certificações. Logo após, destacar então a experiência profissional (iniciando sempre pela experiência atual), contendo a empresa, o período, o cargo e as atividades. Cursos, seminários e idiomas (indicando o nível de conhecimento entre básico, intermediário, avançado), são as últimas informações do currículo e tão importantes quanto as anteriores.

Cabe destacar que estas informações devem estar dispostas de forma clara e objetiva, o que não quer dizer que o currículo deva conter uma ou duas páginas no máximo para se tornar atrativo, pelo contrário, um currículo muito sucinto pode ser excluído de um processo de seleção por carência de informações. Muitas vezes os profissionais deixam de inserir informações importantes por acharem que são irrelevantes, mas que para o selecionador de RH, é fundamental.

Com estas orientações, o profissional de RH consegue acompanhar a trajetória profissional do candidato, além das realizações e conquistas alcançadas no decorrer da carreira, facilitando o processo seletivo e evitando abordagens que não estão de acordo com a expectativa do profissional.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...